Foi realizado no dia 31/03/2012 o primeiro encontro do grupo N1 ( https://groups.live.com/n1sergipe/ ) marcando o primeiro Technet Community de nosso grupo de usuários.

Eu (Jordano Mazzoni) apresentei os temas GreenIT e Segurança com AppLocker.

Ao contrário de muitas apresentações sobre os 2 temas, fui extremamente prático e minha apresentação foi baseada em  80% DEMOs (apresentações práticas).

Comecei frisando as dificuldades que todos nós possuímos em relações a segurança, código malicioso, software não homologado, e a vontade que o usuário possui de utilizar os mesmos softwares em casa e no trabalho. Para criar uma padronização de softwares que possam ser instalados e/ou executados, temos o AppLocker para nos ajudar nesta tarefa.

Demonstrei a eficiência do AppLocker combatendo arquivos .EXE, .MSI, .MSP, .CMD, .BAT entre outros. Também ficou muito claro para todos no evento a facilidade em criar proibições quando ao caminho vetando com facilidade arquivos em Pendrives, CD, DVD, e pastas localizadas no próprio Desktop ou caminhos de rede.

Iniciando a abordagem para o tema GreenIT, fiz uso dos medidores de consumo de energia Belkin para ilustrar as mais diversas situações reais.

O Grupo de usuários conseguiu entender, quantificar e mensurar (aproximadamente) qual seria o impacto anual ao escolhermos um WallPaper de fundo mais claro ou mais escuro e quanto isso representaria no final do mês (R$). Uma série de comparações e projeções foram realizadas ao vivo para ilustrar as mais diversas situações de consumo e ajustes que poderiam representar economia de energia para Desktops com Windows 7 Enterprise.

Analisamos AO VIVO também, os reflexos da utilização ao não do recurso Core Parking em um Desktop de processador i7.

Ainda analisando o consumo de energia, medimos o consumo de aplicações comparando o consumo dos navegadores IE 9, FireFox e Crome, e o gráfico abaixo foi apresentado como conclusivo nesta comparação. Foram escolhidas 3 etapas de navegação

1-) Entrar em um site de pesquisa e buscar por uma determinada informação

2-) Entrar no site www.ferrari.com e assistir a um trecho de um video

3-) Jogar uma partida de sinuca desenvolvida em HTML 5.

E os resultados produzidos pelo consumo de energia foram….:::

Espero que o evento tenha atingido as expectativas de todos e logo em breve teremos mais eventos e reuniões do Grupo de Usuários N1…..

Abraços

Jordano Mazzoni